Dieter Rams (20 de Maio de 1932, Wiesbaden) é um designer industrial alemão principalmente ligado à empresa Braun. É um dos mais influentes designers do século XX. Rams estudou arquitectura na Escola de Wiesbaden e até fez cursos de carpintaria. Após ter trabalhado para o arquitecto Otto Apel entre 1953 e 1955, passou a integrar o sector eletrónico da Braun, do qual se tornou director mais tarde em 1961, posição que manteve até 1995. O design de Rams é associado à frase "Weniger, aber besser", que significa "menos, mas melhor", (que já foi muito debatido na aula de teorias) e que ele teria usado uma vez para explicar seu conceito. Dieter e sua equipa desenharam diversos produtos para a Braun, incluindo um famoso toca-fitas chamado SK-4 e um projector de slides de alta tecnologia, a série 'D' (D45, D46).
Muitos de seus produtos entre cafeteiras, calculadoras, rádios, equipamentos audio-visuais e produtos de escritório - tornaram-se peças fixas de vários museus, incluindo o MoMA, em New York. Por aproximadamente trinta anos, Dieter Rams trabalhou como director de design da Braun, até ao seu retiro, em 1998. Hoje é uma lenda nos círculos de design e mais recentemente trabalhou para a revista Wallpaper.
Ainda, diz-se que o design de Rams influenciou o de Jonathan Ive, da Apple, designer de produtos como o iMac, o iPod e o iPhone. Pode-se ver a semelhança entre os productos da Apple e os de Rams...Afinal não é só a moda que recicla, até as novas tecnologia o fazem! Desta maneira, mantêm-se vivos até muitos ideais!
OIE,
ResponderEliminarvamos chegar logo em 2009??
coom essas teorias infleunciam o design contemporâneo
ergonomia, semiótica, metodologia, etc...
isso é aplicado??
mostra pra nós
abs